Quem Somos

Conheça a Luzeirim

A Cia Luzeirim é uma iniciativa brincante que integra música e literatura, tendo como referência a cultura popular brasileira e abordagens educativas voltadas à integração entre criança e natureza.

Nossas inspirações são a cultura popular brasileira, os mestres e brincantes de norte a sul do Brasil, e as sabedorias antigas presentes em culturas ancestrais.

Nosso trabalho inclui a composição de canções autorais, criação de histórias e poemas brincantes, realização de vivências e espetáculos interativos em espaços públicos ou escolas e ações formativas com professores e educadores em geral.

Para conhecer mais do nosso trabalho, acesse o Instagram @luzeirim

Breve histórico

A Cia. Luzeirim surge da vontade de brincar e espalhar a alegria e valores humanos presentes na cultura popular brasileira, como cooperação, diversidade e integração com a natureza. Ela é uma cia. familiar, composta pelas irmãs Carol e Amanda Senna, e parceiros. Nossa especialidade é brincar na rua, no quintal, em escolas ou em praças, com música, dança, palhaçaria e brincadeira inspirada em manifestações brasileiras como a ciranda, o xote, o cacuriá, e brincadeiras de roda de norte a sul do país.

Nosso repertório inclui canções tradicionais da cultura da infância, canções de domínio público e também canções autorais. Brincamos também com bonecos, incluindo o fantástico Jaraguá e o festeiro Boi. Também confeccionamos brinquedos populares como o Traca-traca, fazemos contação de histórias e brincamos com as palavras, através de adivinhas, trava-línguas e poesia em cordel. Nossa trajetória inclui apresentações em escolas para crianças e suas famílias.

Em 2020, a Cia Luzeirim foi contemplada por editais emergenciais da Lei Aldir Blanc. Um deles, ligado à Secretaria de Cultura de Viamão, possibilitou a gravação de canções autorais do grupo. Em 2021 Edital de Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Fundação Marco Polo viabilizou a publicação dos livros: Muitos Mundos (em um só) de Carol Senna e Adivinha quem é: Pássaros em Cordel, de Amanda Senna, escritos e ilustrados por Carol e Amanda. No ano de 2025, estamos re-lançando o site atualizado, realizando lançamento de mais 06 livros da coleção Sabedorias da Natureza e Adivinha que é.

Conheça os Integrantes

Carol Senna

Educadora, brincante, compositora, poeta e pesquisadora. Pernambucana, Recifense, neta da Zona da Mata Norte, residente no Rio Grande do Sul há 9 anos.

Graduada e mestre em comunicação social pela Universidade Federal de Pernambuco, com experiência em educomunicação e movimentos sociais. Possui também formação em Educação Popular e Pedagogia Waldorf.

Pesquisadora da interface entre autoconhecimento, espiritualidade e transformação social, dedica-se há mais de 10 anos ao estudo e prática do budismo sob orientação do Lama Padma Samten.

Desde 2012 atuou na Escola Caminho do Meio em Viamão/RS, em diferentes funções como educadora, diretora e orientadora da equipe pedagógica.

Amanda Senna

Arte educadora, pesquisadora e brincante da cultura popular brasileira e da cultura da infância, cordelista, ilustradora, contadora de histórias, pernalta e bonequeira.

Pernambucana, reside há 8 anos em Viamão-RS. Graduada em Educação Artística – Artes Visuais pela UFPE. Formada Educadora Brincante pelo Instituto Brincantes em SP.

É professora de Artes da Escola Caminho do Meio em Viamão-RS desde 2013. Sua trajetória inclui a atuação em diferentes escolas e projetos sociais, oferecendo vivências artísticas, culturais, mediação de leitura e formação de educadores.

Recebeu diferentes prêmios estaduais e nacionais em reconhecimento do seu trabalho artístico. Premiada pela Funarte – Programa Interações Estéticas – em 2008 com o projeto Movimento e Voz em Cordel, integrando as linguagens do teatro de mamulengo e a literatura de cordel. Em 2018 ganhou o prêmio Dramaturgia Funarte com uma peça em cordel para teatro de bonecos. Em 2020 foi contemplada pelo Fac Digital do Rio Grande do Sul e pela Lei Aldir Blanc de Viamão com o projeto Brincando na janela. Participou da Jornada Infâncias Plurais, organizada pelo Itaú Cultural e Instituto Alana, na qual foi premiado o seu vídeo intitulado ‘Brincante’.

Sua trajetória inclui a atuação em diferentes escolas e projetos sociais, oferecendo vivências artísticas, culturais, mediação de leitura e formação de educadores.

Além da Cia Luzeirim, também integra o coletivo Toque de Comadre e é idealizadora do projeto Gente Grande Também Brinca.

Rolar para cima